A Vida Virtuosa: 3 - Ordem

 A Vida Virtuosa: Ordem - Torne-se um Mestre do Universo



Traduzido de Art Of Maninless


Reserve um lugar para cada coisa; deixe cada parte da sua vida ter seu tempo.



Ben Franklin escolheu a Ordem como sua terceira virtude porque "permitiria [a ele] mais tempo para atender a [seus] projetos e [seus] estudos". Franklin entendeu que, se ele queria que as coisas importantes de sua vida fossem feitas, ele tinha que ter certeza de que as pequenas coisas não atrapalhariam.

Quase três séculos se passaram desde que o velho Ben começou a viver perfeitamente a virtude da Ordem. A vida dos americanos hoje é muito mais ocupada e cheia de distrações do que Ben jamais poderia ter imaginado. As pessoas se esforçam para organizar suas vidas para que possam ter paz e tranquilidade. Toda uma indústria surgiu ajudando-os a fazer isso. Livros, blogs, revistas e consultores oferecem conselhos sobre como você pode limpar sua desordem. No entanto, apesar das informações por aí, as pessoas ainda têm dificuldade em viver de acordo com essa virtude. Porque?


Por que é tão difícil fazer sua cama todos os dias

É uma história comum. Um homem acorda e percebe que sua vida está uma bagunça completa. Sua cama nunca é feita, papéis e revistas estão empilhados por todos os lados e roupas sujas caem no chão.

Então, este homem decide que vai colocar sua vida em ordem. Ele resolve fazer a cama todas as manhãs, compra uma caixa de entrada para todos os seus papéis e tem como objetivo colocar suas roupas no cesto. As coisas vão bem por cerca de uma semana, mas ele logo se perde. Sua casa começa a ficar tão bagunçada quanto antes de ele começar.

Quase parece que fazer a cama todos os dias e manter sua vida em ordem é inútil. Em certo sentido, é. Cada vez que você tenta se organizar, está lutando contra uma força natural que impulsiona todo o universo: a entropia.

Para entender o que estamos enfrentando, é necessário entender um pouco de termodinâmica. Acho que essa abordagem científica para entender a Ordem seria apreciada por Franklin.

(Esta é uma explicação muito superficial, então, por favor, todos vocês, cientistas, não me digam que deixei de mencionar algo. Eu sei disso, o objetivo era ser simples.)


A primeira lei da termodinâmica nos diz que existe uma quantidade fixa de energia no universo. A energia pode ser alterada de uma forma para outra, mas nunca criada ou destruída.

Embora a energia não possa ser destruída, é de pouca utilidade para qualquer pessoa se não puder fazer as coisas acontecerem. Infelizmente, a segunda lei da termodinâmica nos diz que todas as mudanças de energia diminuem a quantidade de energia útil no universo.

Considere uma caixa de pequenos ímãs. Se os pequenos ímãs estiverem alinhados na mesma direção, como um grupo, eles podem atrair outros objetos de metal. Se eles não estiverem alinhados na mesma direção, os ímãs individuais cancelam o efeito uns dos outros e não podem fazer um trabalho útil. O mesmo é verdade para a energia - é útil quando é ordenada, mas quando está desordenada, seus efeitos se anulam.

Entropia é uma medida da falta de Ordem na energia.


Em outras palavras, a entropia é uma medida de aleatoriedade ou "desorganização". E, infelizmente, quando abandonado a si mesmo, todo sistema tende a uma existência de baixa energia e alta entropia. Tudo se move para o caminho de menor resistência. Isso inclui todo o universo. Desde sua criação, a energia do universo tornou-se mais desorganizada e continuará assim até que não haja mais ordem alguma.

Agora você pode entender melhor por que manter sua vida organizada é um desafio tão grande. Você já deixou cair algo no chão e pensou em pegá-lo, mas sentiu uma força quase tangível puxando você para não o fazer? Esta é a atração da entropia.


Torne-se um Mestre do Universo

Ao compreender as leis da termodinâmica, você pode aproveitá-las para seu benefício e se tornar um mestre do universo.

Alguns podem jogar a toalha para colocar suas vidas em ordem, sabendo que o universo acabará se desintegrando em uma aleatoriedade completa. Mas antes de desistir, considere que existem duas maneiras possíveis de superar a entropia. O primeiro é o acaso, mas um arranjo ordenado aparecendo por acaso é praticamente impossível (você já acordou com uma sala magicamente limpa?).

A outra maneira possível de superar a entropia é aumentar a ordem no sistema. O problema com esta solução é que conforme uma pessoa tenta ordenar o sistema, ela está trabalhando - e assim a diminuição da entropia do sistema seria equilibrada por um aumento substancial na entropia dessa pessoa. Assim, a entropia aumentaria como um todo.

Aqui está a resposta de por que os regimes organizacionais da maioria das pessoas nunca se mantêm. Existem centenas de livros e blogs que lhe dirão como vencer a desordem e colocar sua vida em ordem. Muitos sugerem a criação de um sistema elaborado para mantê-lo no caminho certo. Esses sistemas podem fazer um trabalho maravilhoso na redução da entropia em sua organização pessoal, mas você precisa despender uma grande quantidade de energia para configurá-los e mantê-los. Assim, enquanto você diminui a quantidade de entropia em uma área de sua vida, você a aumenta dentro de você. É por isso que muitas pessoas têm tanta dificuldade em aderir a sistemas organizacionais complexos. A quantidade total de entropia e desorganização realmente aumenta e a pessoa joga a toalha.

Felizmente, existe uma pequena lacuna. Voltemos ao exemplo dos ímãs:


Imagine que você deve movê-los para uma caixa diferente para usá-los. Ao movê-los, você pode colocar um pouco na nova caixa ao contrário - a energia útil terá diminuído. É claro que quanto mais lenta e cuidadosamente você fizer a troca, menos erros você cometerá. O mesmo é verdade para a energia - a entropia no sistema sempre aumenta, a menos que a taxa de mudança seja infinitesimalmente pequena.


Assim, para evitar o desequilíbrio de energia causado por tentar organizar sua vida usando um sistema elaborado, você deve empregar as menores mudanças possíveis. Dessa forma, você não aumenta a quantidade de entropia em outras áreas da sua vida.


O segredo de dominar o universo

Mas essas pequenas mudanças podem realmente fazer a diferença? Sim, elas podem.

O segredo para trazer Ordem à sua vida e superar a entropia e, ao mesmo tempo, aumentá-la minimamente em outras áreas da vida é simples: FAÇA AGORA. Sem sistema, sem caixas de entrada, sem cartões de índice. Apenas faça agora. Depois de sair da cama, vire-se e faça isso. Depois de receber uma correspondência, tome providências imediatamente. Assim que terminar de comer, limpe a cozinha. Se você deixar cair uma meia no chão, pegue-a sem hesitar. Não é tão fácil quanto parece, porque sempre que um pouco de desordem aparece em sua vida, você sentirá a entropia puxando-o para ignorá-la. Você deve treinar para repetir o mantra "faça agora!" e empurre essa força.

Se você descobrir que não pode fazer algo agora, anote em um caderno simples. Não há necessidade de desenvolver um sistema elaborado de captura e arquivamento. Apenas escreva para não esquecer.

Mas e as tarefas que exigem várias etapas, aquelas nas quais você não pode realizar uma ação imediatamente? Você os alcançará eventualmente. Eles são grandes; você não vai se esquecer de fazê-los e não precisa de um sistema para fazê-los. Enquanto isso, ao criar uma casa, um carro e um local de trabalho organizados, você cria um ambiente do qual as tarefas maiores fluirão com muito mais facilidade.

Muito antes dos “7 hábitos das pessoas altamente eficazes” e “Fazer as coisas acontecerem”, homens como Theodore Roosevelt realizavam coisas incríveis sem um sistema elaborado. Você não precisa estabelecer um regime louco também. Tudo que você precisa saber para se tornar um Mestre do Universo são três pequenas palavras: faça isso agora, caramba. Ok, quatro palavras.

Seguindo nossas virtudes, aguardo vocês em nosso próximo post, Decisão....



Leia o resto da série das 13 virtudes

A medida que publicarmos cada módulo desta série iremos colocar aqui abaixo o respectivo link. 
É sempre um bom dia para começar a ser virtuoso. 


Tradução: Paulo Maurício M. Magalhães

Mais Visitados